segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Desodorante da antiga Roma

Na antiga Roma os soldados usavam uma almofada perfumada debaixo das axilas para amenizar o odor causado pelo suor que eles geravam devido as guerras enfrentadas.

domingo, 6 de setembro de 2009

TOP 10 Curiosidades Científicas

  1. Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café…
  2. Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.
  3. A probabilidade de você viver até os 116 anos é de um em 2 bilhões.
  4. É fisicamente impossí­vel lamber o próprio cotovelo.
  5. Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.
  6. Os raios se movem com velocidade média de 246 km/s para descargas com polaridade positiva e 304 km/s para as descargas de polaridade negativa.
  7. No núcleo do sol, a cada segundo, 600 milhões de toneladas de hidrogênio se convertem em héio.
  8. Um pedaço de uma estrela de neutrons do tamanho de uma cabeça de alfinete pesaria um milhão de toneladas.
  9. O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora.
  10. O grafite do lápis e o diamante possuem a mesma forma química e se diferenciam unicamente pela estrutura cristalina


sábado, 5 de setembro de 2009

Anival camuflado...O hipopotamo é assassino!


Quando um hipopótamo abre sua bocarra, ele não está bocejando, e sim realizando um gesto de ameaça, exibindo seus longos e afiados dentes caninos que são capazes de partir um pequeno barco ao meio. O aspecto destes bichos pode passar uma falsa impressão de docilidade. Na verdade, os hipopótamos são animais destemidos e extremamente protetores em relação a seu bando e suas proles, e capazes de ataques muito agressivos. Hipopótamos são, incrivelmente, os maiores responsáveis pela morte de humanos por animais selvagens, tendo matado mais de 400 pessoas na África.

O bonsai não é japonês!

A palavra bonsai significa "planta em bandeja" ou "plantado em bandeja" e diz respeito à técnica de cultivar árvores miniaturizadas. Esta arte oriental surgiu na China há cerca de dois mil anos, onde se praticava o Penjing, a arte de compor paisagens com miniaturas de montes, rios e, obviamente, árvores. Os bonsai chineses eram feitos com plantas naturalmente diminuídas pelas condições dos locais onde cresciam, como frio extremo e solo montanhoso. No Japão, o bonsai chegou por volta do século XI. Lá, a técnica foi aperfeiçoada para que mudas comuns pudessem ser miniaturizadas através da poda e modelação de galhos.

Orca a "baleia assassina"

Apesar de chamadas de "assassinas", não há registro algum de ataque de orcas a seres humanos no seu meio natural. A má fama desse mamífero de cinco toneladas deve-se, na verdade, a um mal entendido. Quando os mergulhadores e baleeiros descobriram que as orcas, que vivem e comem em grupos de até 50 indivíduos, atacam baleias de diferentes espécies, as chamaram de "assassinas de baleias", apelido que acabou virando "baleia assassina". A orca, que na verdade é uma espécie de golfinho - ambos pertencem à mesma família - pode medir até 9,5 metros. Sua coloração negra no dorso ajuda a camuflá-la com o fundo do mar, enquanto que a barriga branca a confunde com a luz do sol, que vem da superfície, para quem a vê de baixo.

Como e quando surgiu a camisinha

Durante séculos, homens e mulheres têm procurado métodos contraceptivos, vários foram testados, mas a maioria se mostrou apenas dolorosa e ineficaz. Na tentativa de evitar uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis a humanidade inventou fórmulas tão estranhas quanto gengibre e suco do fumo ou excrementos de crocodilo, que possui pH alcalino, assim como os espermicidas modernos.

O nascimento da camisinha não foi muito mais nobre do que isto. Na Ásia usava-se um envoltório de papel de seda untado com óleo. No Antigo Egito os egípcios já usavam ancestrais de camisinhas não como anticoncepcionais, mas como proteção contra picadas de insetos (durante as caçadas, não no sexo). Elas eram feitas de tecido ou outros materiais porosos pouco eficazes como métodos anticoncepcionais.

Mas, durante a Idade Média, com a disseminação de doenças venéreas na Europa se fazia necessário a invenção de um método mais eficaz. Em 1564, o anatomista e cirurgião Gabrielle Fallopio confeccionou um forro de linho do tamanho do pênis e embebido em ervas. Mais adiante, estes preservativos passaram a ser embebidos em soluções químicas (pretensamente espermicidas) e depois secados.

Foi só no século XVII, que a camisinha ganhou um "toque de classe". O Dr. Quondam, alarmado com o número de filhos ilegítimos do rei Carlos II da Inglaterra (1630-1685), criou um protetor feito com tripa de animais. O ajuste da extremidade aberta era feito com um laço, o que, obviamente, não era muito cômodo, mas o dispositivo fez tanto sucesso que há quem diga que o nome em inglês (condom) seria uma homenagem ao médico. Outros registros indicam que o nome parece vir mesmo do latim "condus" (receptáculo).

A "camisinha-tripa" seguiu sendo usada, até 1839, quando Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização da borracha, fazendo-a flexível a temperatura ambiente. Mas não se anime que a higiene absoluta ainda não nasceu. Nesta época, os preservativos de borracha eram grossos e caros e por isto lavados e reutilizados diversas vezes.

As camisinhas de látex só surgiram em 1880 e daí evoluíram à medida que novos materiais foram desenvolvidos, adicionando novas formas, melhorando a confiabilidade e durabilidade.

Bem Vindos

Olá leitores curiosos,

Neste Blog vcs aprenderao curiosidades sobre várias coisas.

Boa leitura.